Planejamento Familiar CFWB Dezembro

Neste dia 11 Dezembro de 2025, no Auditório da Otics Rio Sepetiba foi realizado pela  CF Waldemar Berardinelli sob a direção da enfermeira Sabrina Saiolo, o  grupo de planejamento familiar que tem como objetivo viabilizar o planejamento reprodutivo de mulheres e homens e potencializar seus conhecimentos, permitir seu acesso aos recursos técnicos e científicos da saúde e respeitar suas escolhas reprodutivas.

A garantia de acesso ao planejamento familiar voluntário tem o potencial de ampliar a autonomia das mulheres e, ainda, reduzir em um terço as mortes maternas e em até 20% as mortes infantis.

 

Os Métodos

  • O preservativo masculino é o único método não definitivo que pode ser utilizado pelo homem. Esse método oferece uma proteção muito consistente contra as doenças sexualmente transmissíveis, é de fácil acesso, barato e fácil de ser usado.
  • O preservativo feminino oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis maior que o preservativo masculino, porque além de recobrir as paredes da vagina, ele recobre também parte da vulva. Seu uso não é tão difundido, possivelmente por ser mais caro e por questões culturais, mas é um bom método e pode ser associado a outros métodos contraceptivos, para proteção contra DST.

Quanto aos métodos de longa duração reversíveis, os chamados LARC, há o implante subdérmico de progestogênio, o DIU de progestogênio e o DIU de cobre. O DIU não é abortivo, não causa infecção e pode ser usado em nulíparas e adolescentes com bastante segurança.

Outros métodos contraceptivos combinados de estrogênio e progestogênio são a pílula, o anticoncepcional injetável mensal, o adesivo transdérmico e o anel vaginal. Esses métodos tem uma eficácia bastante alta mas são os métodos com maior número de contraindicações. Entre as contraindicações podemos citar tromboembolismo, portadoras de enxaqueca com aura, de câncer de mama, de hipertensão descompensada e de fumantes com mais de 35 anos.

Com relação aos métodos definitivos ou não reversíveis, há a laqueadura tubária e vasectomia, que estão regulamentadas por lei. É importante observar os 60 dias de manifesta vontade antes da realização do procedimento, período no qual deve ser ofertado ao usuário métodos não definitivos e atendimento multiprofissional, a fim de assegurar uma escolha amadurecida do método. É importante deixar claro para o usuário que é um método irreversível, muito eficaz, mas como qualquer método, existe uma pequena chance de falha, pode ocorrer recanalização espontânea, com restabelecimento da fertilidade. A laqueadura tubária deve ser realizada em centro cirúrgico, sob anestesia. Pode ser feita por três vias: via vaginal, via laparoscópica ou por via abdominal (por mini laparotomia). Já a vasectomia, é considerada um procedimento mais simples, menos invasivo e por isso pode ser realizado a nível ambulatorial, sob anestesia local.

A grande maioria das gravidezes na adolescência são indesejadas, com todas as consequências de uma gravidez precoce. O recomendado é oferecer um método reversível de longa duração juntamente com preservativo masculino ou feminino. Devemos ter especial cuidado em motivar estes adolescentes para o uso do preservativo junto com outro método que vai melhorar a proteção contraceptiva.

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

Fotos: Yago Reis

Planejar é criar a ponte das escolhas do presente para se contruir a melhor estrutura no futuro!!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba

“Cuidado com os pés” Ap 5.3

No dia 9 de Dezembro, no Auditório da Otics Sepetiba foi realizada avaliação dos pés daqueles que são diabéticos, promovida pela linha de cuidado da Cap 5.3, profissionais do programa academia carioca e da CF Waldemar Berardinelli aos usuários da Cap 5.3. São os pés que mais sofrem com as complicações do diabetes: circulação deficiente, impactos, problemas flebológicos, sensibilidade na planta dos pés. O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação.

Cuidados Diários

  • Examine os pés todos os dias: procure por cortes, bolhas, vermelhidão, calos, rachaduras ou alterações de cor. Use um espelho se necessário.
  • Lave os pés diariamente com água morna e sabão neutro, secando bem, principalmente entre os dedos.
  • Hidrate a pele (exceto entre os dedos), para evitar ressecamento e rachaduras.

Calçados e Meias

  • Use sapatos confortáveis e fechados, sem costuras internas que causem atrito.
  • Evite andar descalço, mesmo dentro de casa.
  • Prefira meias de algodão ou materiais respiráveis, sem elásticos apertados.

Unhas e Calos

  • Corte as unhas retas, sem arredondar os cantos, para evitar encravar.
  • Não tente remover calos ou verrugas sozinho. Procure um profissional (podólogo ou médico).

Sinais de Alerta (procure médico imediatamente se houver):

  • Feridas que não cicatrizam.
  • Alterações de cor (vermelho intenso, manchas escuras, palidez).
  • Inchaço, dor ou calor local.
  • Saída de pus ou mau cheiro.

Prevenção Geral

  • Controle rigoroso da glicemia, pressão arterial e colesterol.
  • Não fume, pois o cigarro piora a circulação.
  • Mantenha acompanhamento regular com endocrinologista e, se possível, com equipe multiprofissional (enfermeiro, podólogo, vascular).

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

 

Otics Sepetiba

Dia nacional do médico da Família 2025

O Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade é celebrado no Brasil em 5 de dezembro. Essa data foi instituída em 2015 pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), com o objetivo de reconhecer o papel fundamental desses profissionais na atenção primária à saúde e na promoção de um sistema de saúde mais humanizado e eficiente

A escolha de 5 de dezembro está associada ao aniversário da SBMFC, fundada em 1981. A data busca destacar a importância da especialidade no contexto da saúde brasileira, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), onde os médicos de família atuam como protagonistas no atendimento da população.

 

A importância do Médico de Família no Brasil:

1. Pilar da Atenção Primária: O médico de família é a porta de entrada do sistema de saúde, garantindo acesso inicial e resolutivo.

2. Acompanhamento ao longo da vida: Ele cuida de pacientes em todas as fases, desde a infância até a terceira idade.

3. Promoção da saúde e prevenção de doenças: Atua na educação em saúde, prevenção e diagnóstico precoce.

4. Redução das desigualdades: Trabalha em comunidades vulneráveis, oferecendo cuidado integral e reduzindo disparidades no acesso à saúde.

5. Fortalecimento do SUS: Contribui para um sistema de saúde mais eficiente e menos fragmentado, garantindo continuidade do cuidado.

 

A celebração do Dia Nacional visa valorizar e conscientizar a sociedade sobre a relevância dessa especialidade, fundamental para garantir um sistema de saúde sustentável e centrado nas necessidades das pessoas.

Parabéns a todos os profissionais, em especial aos médicos da família da Ap 5.3 que estão sendo representados na foto pelos médicos que atuam na Ap 5.3.

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Cuidar de vidas é um gesto de amar!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, essa mobilização acontece ao longo de todo o mês de dezembro e tem como principal objetivo informar a população, combater o preconceito e ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento.

A importância do Dezembro Vermelho está diretamente ligada ao enfrentamento de uma doença que, embora hoje tenha tratamento eficaz, ainda carrega muito estigma e desinformação. O HIV não escolhe idade, gênero, classe social ou orientação sexual, e por isso a prevenção deve alcançar todas as pessoas, de forma clara, acessível e contínua.

Durante esse mês, são intensificadas ações educativas, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos, orientações sobre o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Pós-Exposição (PEP), além do fortalecimento das políticas públicas de saúde. Essas iniciativas são fundamentais para o diagnóstico precoce, que permite o início imediato do tratamento, garantindo mais qualidade de vida, controle do vírus e a redução da transmissão.

 

*No caso da doação não mas em caso de receber o sangue contaminado há risco.

 

O Dezembro Vermelho também simboliza a luta contra o preconceito e a discriminação enfrentados por pessoas que vivem com HIV. Promover respeito, acolhimento e informação é tão importante quanto falar de prevenção. Quando o preconceito diminui, mais pessoas se sentem seguras para buscar ajuda, fazer o teste e iniciar o tratamento.

Portanto, vai além de uma campanha: ele representa um compromisso com a vida, com a saúde pública e com a construção de uma sociedade mais informada, solidária e livre de estigmas. Falar sobre HIV/AIDS é um ato de responsabilidade, cuidado e respeito ao próximo. A luta é de todos, e a conscientização salva vidas.

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Otics Sepetiba

Aulão Academia Carioca CFWB

No dia 24 de Novembro, ocorreu um “aulão” de funcional da Academia Carioca na praça em frente a Clínica da Família Waldemar Berardinelli com a direção da profissional de educação física Nayza Laine. Com o intuito de promover longevidade, bem estar e chamar novos adeptos, a programação seguiu durante toda manhã, fazendo seus alunos queimarem bastante calorias e liberar muita endorfina.

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento da produção de catecolaminas, como a noradrenalina e dopamina, que são substâncias essenciais para a memória.

As atividades físicas podem ser feitas em qualquer idade, mas é importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios para avaliar o estado de saúde geral e as condições do coração. Para idosos, gestantes ou pessoas acima do peso, além da avaliação médica é recomendado acompanhamento com um educador físico.

 

Principais Benefícios da Atividade Física:

  • Redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral);
  • Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares;
  • Reduz as chances e controla a diabetes;
  • Evita a perda óssea (osteoporose);
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Melhora da insônia;
  • Ajuda na circulação sanguínea;
  • Promove o bem-estar físico e mental.

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Fotos: Yago Reis

Otics Sepetiba

Grupo Hiperdia CFWB Novembro de 2025

No dia 18 de Novembro de 2025, ocorreu o grupo de hipertensão e diabete com a participação de 40 pessoas no auditório da Otics Rio Sepetiba com orientações da enfermeira Sabrina Saiolo  e da profissional de Educação Física Nayza Laine, sobre estas duas doenças que estão interligadas dependendo do paciente, abordados assunto sobre o que é sintomas, causas, tratamento e encerrando com uma belíssima e deliciosa  mesa recheada de frutas.

Hipertensão e diabetes são duas doenças crônicas não transmissíveis que estão frequentemente associadas. Apesar de serem doenças diferentes, elas estão relacionadas e têm traços em comum, especialmente pelo fato de apresentarem causas, fatores de risco, complicações e tratamento bastante semelhantes.

No entanto, isso não quer dizer que um hipertenso é diabético ou vice-versa. Na verdade, a pessoa portadora de diabetes, especialmente o tipo 2, tem maior probabilidade de desenvolver um quadro de hipertensão. Da mesma forma, a hipertensão aumenta as chances de aparecimento de diabetes, bem como alguns medicamentos para hipertensão agravam o diabetes.

Sintomas

O grande problema da hipertensão é que ela é uma condição silenciosa, como uma dor de cabeça, por isso tanta gente não recebe o diagnóstico ou não inicia o tratamento. Os sintomas só aparecem quando ocorre alguma lesão em órgão-alvo como insuficiência cardíaca, derrame, falência renal etc.

Causas

A maioria dos casos de hipertensão não tem uma causa definida, mas pode ser associada a alguns fatores de risco: genética, obesidade, tabagismo, estresse e alcoolismo. Causas orgânicas como distúrbios hormonais ou alterações anatômicas são encontradas em menos de 5% dos casos de hipertensão.

Tratamento e medicamentos

Antes de qualquer coisa, é importante mencionar que o tratamento mais adequado às necessidades de cada paciente deverá ser avaliado pelo médico. Portanto, não é aconselhado o uso de nenhum tipo de medicamento sem indicação médica. Afinal, esse profissional tem capacidade de analisar a situação de saúde de cada paciente e dar o diagnóstico apropriado. De maneira geral, os medicamentos recomendados para tratar a hipertensão são aqueles do tipo: hipertensivos, diuréticos e betabloqueadores.

 

Hipertensão e diabetes são doenças perigosas e, muitas vezes, silenciosas. Portanto, é fundamental estar atento aos sintomas e buscar um tratamento médico o quanto antes. Quando controladas, a pressão alta e a diabetes podem fazer com que a pessoa leve uma vida perfeitamente normal e equilibrada.

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina

Otics Rio Sepetiba

Prevenir é antecipar aos problemas que virá!

 

Grupo Planejamento Familiar CFWB Novembro 2025

Neste dia 13 de Novembro de 2025, no Auditório da Otics Rio Sepetiba foi realizado pela  CF Waldemar Berardinelli sob a direção da enfermeira Sabrina Saiolo, o  grupo de planejamento familiar que tem como objetivo viabilizar o planejamento reprodutivo de mulheres e homens e potencializar seus conhecimentos, permitir seu acesso aos recursos técnicos e científicos da saúde e respeitar suas escolhas reprodutivas.

A garantia de acesso ao planejamento familiar voluntário tem o potencial de ampliar a autonomia das mulheres e, ainda, reduzir em um terço as mortes maternas e em até 20% as mortes infantis.

Os Métodos

  • O preservativo masculino é o único método não definitivo que pode ser utilizado pelo homem. Esse método oferece uma proteção muito consistente contra as doenças sexualmente transmissíveis, é de fácil acesso, barato e fácil de ser usado.
  • O preservativo feminino oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis maior que o preservativo masculino, porque além de recobrir as paredes da vagina, ele recobre também parte da vulva. Seu uso não é tão difundido, possivelmente por ser mais caro e por questões culturais, mas é um bom método e pode ser associado a outros métodos contraceptivos, para proteção contra DST.

Quanto aos métodos de longa duração reversíveis, os chamados LARC, há o implante subdérmico de progestogênio, o DIU de progestogênio e o DIU de cobre. O DIU não é abortivo, não causa infecção e pode ser usado em nulíparas e adolescentes com bastante segurança.

Outros métodos contraceptivos combinados de estrogênio e progestogênio são a pílula, o anticoncepcional injetável mensal, o adesivo transdérmico e o anel vaginal. Esses métodos tem uma eficácia bastante alta mas são os métodos com maior número de contraindicações. Entre as contraindicações podemos citar tromboembolismo, portadoras de enxaqueca com aura, de câncer de mama, de hipertensão descompensada e de fumantes com mais de 35 anos.

Com relação aos métodos definitivos ou não reversíveis, há a laqueadura tubária e vasectomia, que estão regulamentadas por lei. É importante observar os 60 dias de manifesta vontade antes da realização do procedimento, período no qual deve ser ofertado ao usuário métodos não definitivos e atendimento multiprofissional, a fim de assegurar uma escolha amadurecida do método. É importante deixar claro para o usuário que é um método irreversível, muito eficaz, mas como qualquer método, existe uma pequena chance de falha, pode ocorrer recanalização espontânea, com restabelecimento da fertilidade. A laqueadura tubária deve ser realizada em centro cirúrgico, sob anestesia. Pode ser feita por três vias: via vaginal, via laparoscópica ou por via abdominal (por mini laparotomia). Já a vasectomia, é considerada um procedimento mais simples, menos invasivo e por isso pode ser realizado a nível ambulatorial, sob anestesia local.

A grande maioria das gravidezes na adolescência são indesejadas, com todas as consequências de uma gravidez precoce. O recomendado é oferecer um método reversível de longa duração juntamente com preservativo masculino ou feminino. Devemos ter especial cuidado em motivar estes adolescentes para o uso do preservativo junto com outro método que vai melhorar a proteção contraceptiva.

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

Fotos: Yago Reis

Planejar é criar a ponte das escolhas do presente para se contruir a melhor estrutura no futuro!!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba

PSE CMS Adelino Simões

O CMS Adelino Simões realizou neste dia 11 de Novembro de 2025, realizou uma ação na Creche vovó Benta, para falar ao alunos  sobre educação em saúde, contou com o apoio dos seguintes profissionais da equipe safira: Enfermeira Carla , médico Dr Joan e juntamente com os agentes de saúde  da equipe. A ação alcançou 30 alunos

O  assunto abordado com os alunos foi a cultura da paz , nas escolas e creches que é um conceito que visa criar um ambiente educativo onde a convivência harmoniosa, o respeito mútuo e a resolução pacífica de conflitos são prioridades. Esse conceito vai além da simples ausência de violência, englobando práticas e valores que promovem a colaboração, a empatia e o diálogo aberto entre todos os membros da comunidade escolar.

A educação emocional é fundamental, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades de autoconhecimento, autocontrole e empatia, essenciais para lidar com conflitos de maneira construtiva. Programas de mediação e resolução de conflitos, onde os próprios estudantes são orientados para atuar como mediadores, também são eficazes para promover um ambiente mais pacífico.

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

 

Otics Sepetiba

Semeando sementes no presente para colher bons frutos no futuro!

Colegiado Gestor CFWB Novembro de 2025

Neste dia 12 de Novembro de 2025, no Auditório da Otics Rio Sepetiba, a Clínica da Família Waldemar Berardinelli realizou o Colegiado Gestor, que é um espaço de discussão, composto por um grupo de profissionais que representam todas as categorias/equipes que compõem a Unidade de Saúde, escolhidos por seus pares que, juntamente com o(a) gerente da unidade Gabriela Lopes, se reúnem com periodicidade pré-determinada e com pautas preparadas. No caso deste que foi dirigido pela diretora Margareth Lemes. O objetivo da reunião foi tratar sobre a rotina, explicar o quadro de funcionamento da unidade de saúde neste mês de Novembro, onde foi enfatizado o Novembro azul e a interação com a embaixada carioca de Santa Cruz.

Colegiado Gestor é uma ferramenta de gestão que visa facilitar e equacionar problemas e dificuldades de implementação de mudanças. A gestão colegiada propicia a construção de um ambiente organizacional que incentiva os funcionários a agirem tecnicamente como facilitadores na criação de alternativas de ações inovadoras, visando a melhoria na qualidade do serviço prestado. Além disso, pode melhorar o atendimento às demandas e necessidades internas e externas do serviço.

 

 

Na gestão local da unidade de saúde se faz necessário estabelecer ações de enfrentamento da realidade local sistematicamente, mas o gerente sabe que promover mudanças nas rotinas estabelecidas não é fácil. Quando se faz isso em regime colegiado, pode-se ampliar a capacidade de governo e obter algumas vantagens.

A gestão colegiada, visa envolver os trabalhadores na tomada de decisão, de forma a criar a responsabilização dos mesmos em relação às decisões tomadas e às diretrizes do modelo assistencial do município, democratizando a gestão local.

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações sobre o dia mundial de conscientização do Autismo: https://sepetiba.oticsrio.com.br/2025/04/02/o-dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo/

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Construindo gestão com uma boa comunicação junto a população!!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba

Grupo hiperdia CFWB Novembro 2025

Neste dia 11 de Novembro de 2025, foi realizado o grupo de Hiperdia da equipe Amazonas, no Auditório da Otics Sepetiba pelos profissionais da  Clínica da Família Waldemar Berardinelli.  A ação atraiu 30 pacientes ao longo do dia. O Programa Hiperdia tem por objetivo cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial se consiga fazer o controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são problemas de saúde pública e são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos acometidos por essas patologias, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças. A criação do programa Hiperdia foi essencial para redução na prevalência da hipertensão e diabetes no Brasil. A atuação de uma equipe multidisciplinar na Estratégia de Saúde da Família, juntamente com o apoio da equipe do NASF é de extrema importância para que os pacientes obtenham resultados satisfatórios.

 

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais frequente das doenças cardiovasculares; é também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal. O Diabetes Mellitus (DM) se configura hoje como uma epidemia mundial sendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo.

No Brasil, a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis, de longe, pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renais crônicos submetidos à diálise.

 

Busque aqui a unidade mais próximaprefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Fotos: Yago Reis

 

Previna hoje para que não seja peciso ter uso constantes de remédios amanhã!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba