PSE na escola E.M Franklin Távora do CMS Floripes Galdino Ap 5.3

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos associados ao consumo de tabaco, bem como fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e ao controle do tabagismo em todo o mundo. A iniciativa busca alertar sobre os impactos causados pelo uso de produtos derivados do tabaco, responsáveis por milhões de mortes anuais, além de estimular ações educativas e preventivas, especialmente entre crianças e adolescentes, público cada vez mais exposto ao consumo de cigarros eletrônicos, vape e narguilé.

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, foi realizada pelo CMS Floripes Galdino neste dia 28 de Maio de 2026 uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) na Escola Municipal Franklin Távora, promovendo conscientização sobre os riscos do tabagismo e do uso de dispositivos eletrônicos para fumar entre os adolescentes. A atividade contou com a participação do farmacêutico Ermesson, da assistente social Lilian e da psicóloga Alana, que abordaram os impactos do tabaco na saúde física, mental e social, reforçando a importância da prevenção, do autocuidado e da adoção de hábitos de vida mais saudáveis. A ação também incentivou a reflexão crítica sobre os danos provocados pela dependência química e valorizou a promoção da saúde e da qualidade de vida no ambiente escolar.

 

Busque aqui a unidade mais próximaprefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

 

Saúde e educação na escola plantando sementes para gerar transformação!!

Ricardo Fernandes

 Otics Rio Sepetiba

 

1º Seminário do Programa Saúde na Escola Ap 5.3

No dia 27 de maio de 2026, foi realizado no Palacete Princesa Isabel, em Santa Cruz, o painel “Afro-Saúde: Raízes da Consciência”, promovido pelo Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra da CAP 5.3.
O encontro destacou a escola como um território estratégico para a promoção da equidade racial em saúde, reforçando o papel da educação na construção de mudanças estruturais e na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

 

A discussão evidenciou que a equidade racial em saúde pressupõe o reconhecimento das desigualdades históricas e sociais, visando à garantia de direitos e ao fortalecimento de políticas públicas mais acessíveis e inclusivas. Nesse contexto, a educação foi apontada como elemento fundamental para impulsionar transformações sociais profundas e promover novos caminhos pautados na consciência, no respeito e na cidadania.

 

Fotos : Cap 5.3

Busque aqui a unidade mais próximaprefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

Saúde e educação uma fórmula prática para a nova geração!

Ricardo Fernandes

 Otics Rio Sepetiba

 

Grupo Hipertensão e Diabetes CFWB Maio 2026

Neste dia 28 de Maio de 2026, foi realizado o grupo de Hipertensão e diabetes no Auditório da Otics Sepetiba pelos profissionais da  Clínica da Família Waldemar Berardinelli.  A ação atraiu 20 pacientes ao longo do dia. O grupo tem por objetivo cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial se consiga fazer o controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são problemas de saúde pública e são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos acometidos por essas patologias, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças. A criação do programa Hiperdia foi essencial para redução na prevalência da hipertensão e diabetes no Brasil. A atuação de uma equipe multidisciplinar na Estratégia de Saúde da Família, juntamente com o apoio da equipe e-multi é de extrema importância para que os pacientes obtenham resultados satisfatórios.

 

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais frequente das doenças cardiovasculares; é também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal. O Diabetes Mellitus (DM) se configura hoje como uma epidemia mundial sendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo.

No Brasil, a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis, de longe, pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renais crônicos submetidos à diálise.

 

Busque aqui a unidade mais próximaprefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

 

Previna hoje para que não seja peciso ter uso constantes de remédios amanhã!

Ricardo Fernandes

 Otics Rio Sepetiba

 

Dia D de Vacinação contra a Gripe Ap 5.3

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2026 em todo o país reforça o compromisso da saúde pública com a prevenção e o cuidado coletivo, especialmente na Área Programática 5.3, onde o Dia “D” de mobilização, realizado em 28 de março, marcou um importante esforço concentrado para ampliar a cobertura vacinal.
A ação teve como objetivo principal alcançar pelo menos 90% dos grupos prioritários, incluindo idosos, crianças, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde e demais públicos mais vulneráveis às complicações da influenza. Para isso, foi disponibilizada a vacina atualizada, desenvolvida com base nas cepas do vírus influenza em circulação, garantindo maior eficácia na proteção da população.

 

Na AP 5.3, as unidades de saúde se organizaram de forma estratégica, ampliando o acesso à vacinação por meio de postos fixos e ações extramuros, facilitando o alcance da população e promovendo a conscientização sobre a importância da imunização.
A relevância dessa campanha vai além da prevenção individual. Ao atingir uma alta cobertura vacinal, reduz-se significativamente a circulação do vírus, evitando surtos, internações e óbitos, além de aliviar a pressão sobre os serviços de saúde. Dessa forma, a vacinação se consolida como uma das principais ferramentas na luta contra a influenza, protegendo não apenas quem se vacina, mas toda a comunidade.

 

Busque aqui a unidade mais próximaprefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Prevenção é um ação simples que pode impactar a toda população!

Ricardo Fernandes

 Otics Rio 

Alinhamento Oficina de Territorialização CFWB Ap 5.3

Neste dia 24 de Março de 2026, ocorreu no Auditório da Otics Sepetiba uma reunião de alinhamento para a oficina de Territorialização, que será realizada no dia 31 de Março de 2026, nesta reunião sob a direção conjunta da gerente da unidade Gabriela Lopes com o representante da Otics Sepetiba Ricardo Fernandes. Os agentes de saúde e a unidade como um todo trouxeram propostas para serem avaliadas pelo responsável do Georrefereciamento Anderson Barros  no dia da oficina já programada.

O propósito fundamental no processo de Territorialização é permitir a identificação de prioridades em termos de problemas nas áreas programáticas, o que se refletirá na definição das ações mais adequadas, de acordo com a natureza dos problemas identificados, com maior impacto sobre os níveis de saúde juntamente com as condições de vida da população e aprimorar o trabalho dos ACS’s (Agentes comunitários de saúde).

Essa colaboração entre OTICS Rio, DVS e CAP 5.3 demonstra o compromisso com a melhoria constante na prestação de serviços de saúde e na identificação das necessidades das comunidades atendidas.

Fotos: CF Waldemar Berardinelli

Link para download do Google Earth Pro

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

 

Planejar é viver o presente e se preparar para o futuro!!

Ricardo Fernandes 

 Otics Rio Sepetiba

 

Colegiado Gestor CFWB Março de 2026

Neste dia 18 de Março de 2026, no Auditório da Otics Rio Sepetiba, a Clínica da Família Waldemar Berardinelli realizou o Colegiado Gestor, que é um espaço de discussão, composto por um grupo de profissionais que representam todas as categorias/equipes que compõem a Unidade de Saúde, escolhidos por seus pares que se reúnem com periodicidade pré-determinada e com pautas preparadas. No caso deste que foi dirigido pela diretora Margareth Lemes com a Assistente Social Rejane. O objetivo da reunião foi tratar sobre a rotina, explicar o quadro de funcionamento da unidade de saúde neste mês de Março, onde foi enfatizado o combate à tuberculose e o mês da mulher.

Colegiado Gestor é uma ferramenta de gestão que visa facilitar e equacionar problemas e dificuldades de implementação de mudanças. A gestão colegiada propicia a construção de um ambiente organizacional que incentiva os funcionários a agirem tecnicamente como facilitadores na criação de alternativas de ações inovadoras, visando a melhoria na qualidade do serviço prestado. Além disso, pode melhorar o atendimento às demandas e necessidades internas e externas do serviço.

 

Na gestão local da unidade de saúde se faz necessário estabelecer ações de enfrentamento da realidade local sistematicamente, mas o gerente sabe que promover mudanças nas rotinas estabelecidas não é fácil. Quando se faz isso em regime colegiado, pode-se ampliar a capacidade de governo e obter algumas vantagens.

A gestão colegiada, visa envolver os trabalhadores na tomada de decisão, de forma a criar a responsabilização dos mesmos em relação às decisões tomadas e às diretrizes do modelo assistencial do município, democratizando a gestão local.

 

Fotos: CF Waldemar Berardinelli

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Construindo gestão com uma boa comunicação junto a população!!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba

Colegiado Gestor CMS Aloysio Ap 5.3

Neste dia 20 de Março de 2026, no Centro Municipal de Saúde Aloysio Amancio realizou o Colegiado Gestor, que é um espaço de discussão, composto por um grupo de profissionais que representam todas as categorias/equipes que compõem a Unidade de Saúde, escolhidos por seus pares que se reúnem com periodicidade pré-determinada e com pautas preparadas. No caso deste que foi dirigido pela gerente Lorena Ribeiro. O objetivo da reunião foi tratar sobre a rotina, explicar o quadro de funcionamento da unidade de saúde neste mês de Março, orientar sobre o Dia D de imunização da gripe que acontecerá no dia 28.03 (proximo sábado).

Colegiado Gestor É uma ferramenta de gestão que visa facilitar e equacionar problemas e dificuldades de implementação de mudanças. A gestão colegiada propicia a construção de um ambiente organizacional que incentiva os funcionários a agirem tecnicamente como facilitadores na criação de alternativas de ações inovadoras, visando a melhoria na qualidade do serviço prestado. Além disso, pode melhorar o atendimento às demandas e necessidades internas e externas do serviço.

 

Na gestão local da unidade de saúde se faz necessário estabelecer ações de enfrentamento da realidade local sistematicamente, mas o gerente sabe que promover mudanças nas rotinas estabelecidas não é fácil. Quando se faz isso em regime colegiado, pode-se ampliar a capacidade de governo e obter algumas vantagens.

A gestão colegiada, visa envolver os trabalhadores na tomada de decisão, de forma a criar a responsabilização dos mesmos em relação às decisões tomadas e às diretrizes do modelo assistencial do município, democratizando a gestão local.

Fotos: CMS Aloysio Amancio

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Construindo gestão com uma boa comunicação junto a população!!

Ricardo Fernandes

Otics Rio Sepetiba

Ação intersetorial CF João Batista Ap 5.3

A Clínica da Família João Batista Chagas realizou uma ação intersetorial  no dia 11 de Março de 2026 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovendo um momento especial de cuidado, orientação e valorização das mulheres da comunidade.
A atividade contou com orientações em saúde, oferta de serviços e dinâmicas interativas, proporcionando informação, acolhimento e incentivo ao autocuidado. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a promoção da saúde, estimular o bem-estar e ampliar o acesso das mulheres aos serviços disponíveis no território.

 

Participaram da ação diversos setores e parceiros, entre eles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), Sala da Mulher Cidadã, Embaixada Carioca, Academia Carioca, Serviço Social, Nutrição, Saúde Mental e representantes da Mary Kay, além de outros colaboradores que contribuíram para tornar o momento ainda mais enriquecedor.
A atividade reforçou a importância do trabalho intersetorial, que integra diferentes áreas e serviços para oferecer um cuidado mais completo e humanizado às mulheres, valorizando seu papel fundamental na família e na sociedade.

 

Caso precisa de ajuda procure aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

 

 

Otics Rio Sepetiba

Doação de sangue CF Ilzo Motta Ap 5.3

No dia 06 de Março de 2026, a Clínica da Família Ilzo Motta de Mello recebeu uma importante ação de incentivo à doação de sangue em parceria com o Hemorio. A ação teve como objetivo conscientizar usuários, profissionais e a comunidade sobre a necessidade constante de manter os estoques de sangue abastecidos, garantindo atendimento a pacientes que necessitam de transfusões em hospitais e emergências.

 

 

Durante a atividade, foram realizadas orientações sobre quem pode doar, os cuidados necessários antes e depois da doação, além de esclarecer dúvidas e combater mitos que muitas vezes afastam possíveis doadores. A equipe destacou que a doação de sangue é um ato simples, rápido e seguro, capaz de salvar várias vidas com apenas uma bolsa coletada.
A iniciativa reforçou o compromisso da unidade com a promoção da saúde e com ações solidárias dentro do território. Ao final, foi ressaltado que doar sangue é um gesto de amor e responsabilidade social, fundamental para salvar vidas e fortalecer a rede de cuidado à população.

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/coleta_externa.htm

 

 

Doar é um ato de amar e salvar!

Otics Sepetiba

 

 

Ação do dia internacional da mulher CMS Floripes Ap 5.3

No dia 06 de Março de 2026 em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a equipe do CMS Floripes Galdino realizou uma ação de promoção à saúde na Empresa Rogério Menezes – Leiloeiro, que pertence ao território da unidade.
Durante a atividade, foram oferecidos serviços de vacinação e testes rápidos, além de momentos educativos voltados para o cuidado e a valorização da saúde da mulher.

 

A equipe também promoveu dinâmicas interativas e um Quiz educativo, abordando temas importantes como saúde da mulher, prevenção da violência e informações sobre direitos e benefícios disponíveis. A iniciativa teve como objetivo levar informação, cuidado e conscientização, reforçando a importância da prevenção, do acesso aos serviços de saúde e do fortalecimento das políticas de proteção e valorização das mulheres.

 

Caso precisa de ajuda procure aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

 

 

Otics Rio Sepetiba