Hiperdia CFWB Julho 2025

Neste dia 16 de julho de 2025, foi realizado o grupo de Hiperdia, no Auditório da Otics Sepetiba pelos profissionais da  Clínica da Família Waldemar Berardinelli.  A ação atraiu 90 participantes ao longo do dia. O Programa Hiperdia tem por objetivo cadastrar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial se consiga fazer o controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são problemas de saúde pública e são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos acometidos por essas patologias, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças. A criação do programa Hiperdia foi essencial para redução na prevalência da hipertensão e diabetes no Brasil. A atuação de uma equipe multidisciplinar na Estratégia de Saúde da Família, juntamente com o apoio da equipe do NASF é de extrema importância para que os pacientes obtenham resultados satisfatórios.

 

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais frequente das doenças cardiovasculares; é também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal. O Diabetes Mellitus (DM) se configura hoje como uma epidemia mundial sendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo.

No Brasil, a hipertensão arterial e o diabetes são responsáveis, de longe, pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações, de amputações de membros inferiores e representa ainda 62,1% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renais crônicos submetidos à diálise.

 

Busque aqui a unidade mais próximaprefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

Fotos: Yago Reis

 

Previna hoje para que não seja peciso ter uso constantes de remédios amanhã!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba

 

2ª parte da Oficina de Territorialização CF Antonio Ciraudo Ap 5.3

Neste dia 15 de Julho de 2025, a OTICS-Rio Sepetiba realizou  a Segunda parte da Territorialização da área AP 5.3 para os Agentes Comunitários de Saúde da CF José Antonio Ciraudo. A Oficina teve como alvo, colaborar com a revisão das 7 equipes que precisavam ser alinhadas em números de alcance de pacientes com o foco principal nestas nas 42 microaáreas. A Otics Rio Sepetiba e a  Cap 5.3 conduziram a oficina através do seus representantes do Georreferenciamento Anderson Lopes e Ricardo Fernandes, Yago Reis  pela Otics Rio juntamenteo apoio da gerente da unidade Ana Beatriz.

 

A princípio 7 equipes da unidade receberam um novo formato  com o auxílo dos Agentes comunitários (ACS) que foram capazes de delimitar o seu campo de atuação como equipe e de suas respectivas microáreas. Com isso todas as 42   micro- áreas  da unidade  foram  atualizadas. Essa colaboração entre OTICS Rio, DVS e CAP 5.3 demonstra o compromisso com a melhoria constante na prestação de serviços de saúde e na identificação das necessidades das comunidades atendidas.

O Google Earth Pro é uma versão avançada do Google Earth, um programa desenvolvido pela Google que permite aos usuários explorar o mundo através de imagens de satélite e mapas em 3D.

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

Fotos: Yago Reis

Planejar é plantar no presente para colher bons frutos no futuro!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba