Planejamento familiar CFWB Março 2025

Neste dia 13 de Março de 2025, no Auditório da Otics Rio Sepetiba foi realizado pela  CF Waldemar Berardinelli sob a direção da enfermeira Sabrina Saiolo, o  grupo de planejamento familiar que tem como objetivo viabilizar o planejamento reprodutivo de mulheres e homens e potencializar seus conhecimentos, permitir seu acesso aos recursos técnicos e científicos da saúde e respeitar suas escolhas reprodutivas.

A garantia de acesso ao planejamento familiar voluntário tem o potencial de ampliar a autonomia das mulheres e, ainda, reduzir em um terço as mortes maternas e em até 20% as mortes infantis.

Os Métodos

  • O preservativo masculino é o único método não definitivo que pode ser utilizado pelo homem. Esse método oferece uma proteção muito consistente contra as doenças sexualmente transmissíveis, é de fácil acesso, barato e fácil de ser usado.
  • O preservativo feminino oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis maior que o preservativo masculino, porque além de recobrir as paredes da vagina, ele recobre também parte da vulva. Seu uso não é tão difundido, possivelmente por ser mais caro e por questões culturais, mas é um bom método e pode ser associado a outros métodos contraceptivos, para proteção contra DST.

Quanto aos métodos de longa duração reversíveis, os chamados LARC, há o implante subdérmico de progestogênio, o DIU de progestogênio e o DIU de cobre. O DIU não é abortivo, não causa infecção e pode ser usado em nulíparas e adolescentes com bastante segurança.

 

 

Outros métodos contraceptivos combinados de estrogênio e progestogênio são a pílula, o anticoncepcional injetável mensal, o adesivo transdérmico e o anel vaginal. Esses métodos tem uma eficácia bastante alta mas são os métodos com maior número de contraindicações. Entre as contraindicações podemos citar tromboembolismo, portadoras de enxaqueca com aura, de câncer de mama, de hipertensão descompensada e de fumantes com mais de 35 anos.

Com relação aos métodos definitivos ou não reversíveis, há a laqueadura tubária e vasectomia, que estão regulamentadas por lei. É importante observar os 60 dias de manifesta vontade antes da realização do procedimento, período no qual deve ser ofertado ao usuário métodos não definitivos e atendimento multiprofissional, a fim de assegurar uma escolha amadurecida do método. É importante deixar claro para o usuário que é um método irreversível, muito eficaz, mas como qualquer método, existe uma pequena chance de falha, pode ocorrer recanalização espontânea, com restabelecimento da fertilidade. A laqueadura tubária deve ser realizada em centro cirúrgico, sob anestesia. Pode ser feita por três vias: via vaginal, via laparoscópica ou por via abdominal (por mini laparotomia). Já a vasectomia, é considerada um procedimento mais simples, menos invasivo e por isso pode ser realizado a nível ambulatorial, sob anestesia local.

A grande maioria das gravidezes na adolescência são indesejadas, com todas as consequências de uma gravidez precoce. O recomendado é oferecer um método reversível de longa duração juntamente com preservativo masculino ou feminino. Devemos ter especial cuidado em motivar estes adolescentes para o uso do preservativo junto com outro método que vai melhorar a proteção contraceptiva.

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

Planejar é se preparar hoje para o que ocorrerá amanhã !!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba

Dia Mundial do Rim

O Dia Mundial do Rim é uma campanha global de conscientização sobre a importância da saúde renal e a prevenção de doenças renais. Ele é celebrado anualmente na segunda quinta-feira de março, que neste ano é neste dia 13 de Março de 2025. O Dia Mundial do Rim foi criado em 2006 pela International Society of Nephrology (ISN) e pela International Federation of Kidney Foundations (IFKF).

 

Os rins desempenham funções vitais no organismo, como filtrar o sangue, eliminar toxinas e equilibrar os fluidos corporais. Algumas práticas essenciais para manter a saúde renal incluem:

  •  Hidrate-se bem – Beba bastante água para ajudar os rins a filtrarem as toxinas.
  •  Tenha uma alimentação saudável – Evite excesso de sal, açúcar e alimentos ultraprocessados. Consuma frutas, verduras e proteínas magras.
  •  Controle a pressão arterial e o diabetes – Hipertensão e diabetes são as principais causas de insuficiência renal.
  •  Pratique atividades físicas regularmente – Exercícios ajudam a manter o peso saudável e a melhorar a circulação.
  •  Evite o uso excessivo de medicamentos – Anti-inflamatórios e outros remédios podem sobrecarregar os rins.
  •  Não fume e evite bebidas alcoólicas em excesso – O tabaco e o álcool prejudicam o funcionamento dos rins.
  •  Faça exames regulares – Check-ups médicos ajudam a identificar problemas renais precocemente.

 

O objetivo é de conscientizar a população para o crescente número de doenças renais e incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

Instagram: OTICS-Rio Sepetiba

Instagram: CAP 5.3

 

Prevenção é a demonstração  prática para que não ocorra nenhum tipo de acidente ou destruição!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba