AÇÃO “BLOCO” DO CMS SÁVIO ANTUNES ” TODOS CONTRA A DENGUE”

No dia 05 de Fevereiro, o CMS Sávio Antunes uma ação pelo território, com o objetivo de conscientizar aos moradores  sobre o combate a dengue transmitida  pelo Aedes aegypti que é um mosquito vetor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. As picadas desse mosquito podem transmitir essas enfermidades, causando sintomas variados, desde febre e dores musculares até complicações mais sérias, dependendo da doença. Medidas de controle são essenciais para prevenir a propagação dessas doenças.

 

As estratégias para controlar a proliferação do mosquito:

  • Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;
  • Guardar pneus em locais cobertos;
  • Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
  • Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;
  • Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida;
  • Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;
  • Guardar baldes com a boca virada para baixo;
  • Manter limpas as piscinas.

 

Em caso de sintomas busque a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

 

Se precaver é um dever como cidadão que impacta de forma benéfica a toda população!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba

DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA 2024

No dia 05 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. Data criada a fim de conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo utilizado contra o câncer de mama.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do surgimento de sintomas.

Dessa forma, o tratamento adequado pode ser iniciado rapidamente, diminuindo efeitos colaterais e aumentando as chances de cura ao evitar possíveis metástases, condição comum em quadros avançados da doença.

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres brasileiras, sendo uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor capaz de invadir outros órgãos, quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura.

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido