No dia 26 de agosto de 2023, aconteceu a 2ª correata da vacinação, promovida pela Coordenação da Ap 5.3 e organizada pela Clínica da Família Ernani Braga. A correata serviu como campanha de multivacinação de bebês e adolescentes menores de 15 anos. Para complementar o esquema vacinal, incluindo BCG, febre amarela, tríplice viral, varicela, pentavalente, covid-19, gripe, entre outros.
As campanhas de vacinação têm grande influência na adesão da população aos imunizantes.
As vacinas foram fundamentais para o aumento da expectativa de vida e queda da mortalidade infantil no país, segundo o Ministério da Saúde. Foi com a vacinação em massa que doenças como varíola, rubéola, poliomielite e sarampo foram eliminadas.
Os adolescentes apresentam um comportamento que favorece a disseminação de doenças, como por exemplo, estarem muitas vezes em grupo em locais fechados, além de contato próximo como beijos e abraços. Por isso é extremamente importante que estejam com a vacinação sempre em dia.
A imunização de crianças e adolescentes pode ser atualizada sempre, seja nas consultas agendadas, nas campanhas e busca ativa nos municípios. Quanto mais cedo a vacinação começar na infância, menores serão as chances de doenças e complicações
No caso das vacinas inativadas, são usados vírus e bactérias enfraquecidos, que não causam doenças na pessoa, mas resultam na indução de resposta imune.
Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Vacinas salvam vidas !!