DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Hoje dia 15 de Junho é o dia mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa, pensando neste assunto as Clínicas da Família Helande de Mello e Waldemar Berardinelli abordaram este tema com bastante carinho e atenção em seus respectivos locais.

Na CF Helande de Mello junto a Profissional de educação física Marcia Salvaterra, Enfermeira Miriam Vitório e Jaqueline Pereira e as ACS Mônica Antunes  e Sabrina Gomes que realizaram a abordagem sobre este assunto na sala da academia carioca e na sala de espera.

Na CF Waldemar Berardinelli dirigida pela profissional Luciana Rattes junto ao projeto Rap da Saúde, realizaram no espaço do Programa da Academia Carioca e na sala de espera.

Assuntos abordados:

  • A negligência – Quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
  • O abandono– Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
  •  A violência física– Quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.
  • A psicológica ou emocional– Sendo a mais sútil das violências mas que podem ser mortal ao idoso que possui nesta etapa da vida um cuidado devido a sua saúde . Comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
  • A violência financeira ou material– É a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Onde procurar orientação ou denunciar:

  •  Unidades municipais de saúde.
  •  Delegacias.
  •  Disque 100 (Direitos Humanos).
  •  190: Policia Militar (para situações de risco eminente).

 

NAMORO NA MELHOR IDADE

No dia de ontem foi comemorado o dia dos namorados, pensando nisso na CF Waldemar Beradinelli, o Programa da Academia Carioca dirigido pela profissional de Educação Física Luciana Rattes  abordou junto ao projeto Rap da Saúde sobre o relacionamento e namoro. É importante pois tinham presentes pais e avó(ô)s que provam que para o relacionamento a dois o tempo desta época marcante podem lhe trazer benefícios  para saúde .

 

O amor faz bem em qualquer idade e de forma alguma seus efeitos são diminuídos para os idosos, muito pelo contrário! Além disso diversos estudos comprovam que amar e ser amado após os 60 anos faz toda a diferença no modo como a pessoa vive e mantém seus relacionamentos interpessoais.

Não é de agora que a ciência comprovou que amar e ser amado traz vários benefícios para a saúde. Qualquer condição que induza ao isolamento causa sentimentos negativos que podem levar a pessoa a adoecer. É por isso que nutrir bons sentimentos e dividir uma intimidade com outra pessoa é o melhor remédio para evitar problemas de saúde.

  • Melhora a Autoestima
  • Diminui o risco de Depressão
  • Mantem a vida sexual ativa
  • Melhora a disposição Física

Observamos claramente que para se amar não há barreira e não há idade!!!

 

PALESTRA SOBRE SAÚDE BUCAL

No dia 13 de Abril é comemorado o dia do beijo, a C.F Waldemar Berardinelli junto ao Programa Academia Carioca que tem como profissional de Educação Física Luciana Rattes, realizaram uma palestra educacional  com a participação da téc. de saúde bucal Manami Sai, orientando os cuidados com a boca aos alunos do Programa Academia Carioca.

Logo após ao término da palestra, houve uma confraternização de páscoa dos alunos do Programa Academia Carioca, com dança e muita alegria.

O Programa Academia Carioca é de total relevância junto as Clínicas da Família, a atividade física na terceira idade torna-se um fator importante na prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida.

PROGRAMA ACADEMIA CARIOCA

Hoje, dia 05 de abril de 2022, tivemos a reinauguração do programa academia carioca na clínica da família Waldemar Berardinelli, com a pandemia a academia ficou fechada por três anos. Ansiosos pela reinauguração e a chegada de uma nova profissional de Educação Física, organizamos uma confraternização com os alunos e responsáveis pela academia.

Alunos aguardando a chegada da nova profissional de Educação Física Luciana Rattes

Amanhã, dia 06 de abril se comemora o “Dia Mundial da Atividade Fisíca”

Organizadores e responsáveis pela reinauguração

As atividades físicas são de extrema importância no tratamento e prevenção de doenças. Além de gerar bem estar, disposição e animo, é recomendado para todas as idades. Seus níveis de intensidade e tempo de prática são adequados sob orientação médica.

-Previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

 -Controlam os níveis de colesterol.

 -É uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade.

 -Melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório.

 -Provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular.

 -É importante para o controle de peso.

 -Melhora dores e diminui a incapacidade funcional.

 -A prática melhora a qualidade do sono.

 -Melhoram o desempenho cognitivo.

 -Reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.