Hoje, dia 29 de maio de 2024, aconteceu a sala de espera para falar sobre o Dia Mundial sem tabaco, na Clínica da Família Waldemar Berardinelli, com participação do RAP da Saúde.
Tabagismo é o ato de consumir cigarro ou produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo seja a nicotina.
Há dois tipos de fumantes: ativo (pessoa que consume o tabaco) e passivo (pessoa que está próxima de quem consome o tabaco).
Sobre o fumo passivo: Ao respirar a fumaça do cigarro, os não fumantes correm o risco de ter as mesmas doenças que o fumante. As crianças, especialmente as mais novas, são as mais prejudicadas, já que respiram mais rapidamente. Em crianças que vivem com fumantes em casa (cerca de metade das crianças do mundo), há um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, agravamento de asma, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta.
O cigarro é o fator responsável por mais de 80% dos óbitos pelas doenças cardiorrespiratórias como asma, bronquite e enfisema pulmonar. Há cerca de 4800 elementos tóxicas diferentes na fumaça liberada pelo cigarro.
Independente da forma (passivo ou ativo), os malefícios são considerados fatores de relevância para o surgimento de diversas doenças. Dentre elas estão:
- Catarata;
- Tuberculose;
- Osteoporose;
- Úlcera gastrintestinal;
- Infecções respiratórias;
- esterilidade em mulheres e homens.
Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido