REUNIAO DOS AGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CFWB

Neste dia, 13 de dezembro de 2023, aconteceu a reunião dos agentes de vigilância em saúde (AVS) da Clínica da Família Waldemar Berardinelli, no auditório da Otics-Rio Sepetiba. A ação contou com 15 pessoas.

O objetivo da Vigilância em Saúde é a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.

REUNIÃO DE EQUIPE NA CF JOÃO BATISTA CHAGAS

No dia 12 de Dezembro de 2023, uma reunião de equipe bastante significativa  foi realizada com todas as categorias presentes da CF João Batista Chagas e a supervisora da área programática Jéssyca Sampaio, sob a direção da gerente da unidade Priscilla Gonçalves, um dos assuntos abordados junto  ao responsável de georreferenciamento da Cap 5.3, Nilton Junior e do representante da Otics Rio, Ricardo Fernandes, foi a territorialização e os beneficios práticos para unidade que será contemplada com 2 (duas) equipes da saúde da família, fazendo que a capacidade de atendimento seja de maior alcance aos pacientes.

Principais tópicos abordados:

1- A territorialização realizada no dia 15 de Agosto deste ano.

2- O Planejamento de migração de pacientes para outras unidades mais próximas da sua localidade e entre equipes.

3- A escolha de nomes das 2 (duas) novas equipes.

4- Apresentação final do território final quando estiver em atividade com as 2 (duas) equipes.

 

Essa abordagem contribui para a promoção da equidade, pois permite a identificação de grupos vulneráveis e a oferta de intervenções direcionadas, fortalecendo o elo entre os serviços de saúde e a população.  A territorialização não apenas melhora a eficácia das ações, mas também estabelece uma relação mais próxima e colaborativa entre a equipe de saúde e a comunidade, fomentando uma abordagem integral e centrada nas necessidades locais.

Essa colaboração entre OTICS Rio, DVS e CAP 5.3 demonstra o compromisso com a melhoria constante na prestação de serviços de saúde e na identificação das necessidades das comunidades atendidas.

 

Foi utilizada a ferramenta  Google Earth Pro   que é uma versão avançada do Google Earth, um programa desenvolvido pela Google que permite aos usuários explorar o mundo através de imagens de satélite e mapas em 3D.

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido

 

 

Planejar é plantar hoje para colher bons frutos amanhã!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba