DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER

Neste dia 8 de abril, celebramos o Dia Mundial de combate ao câncer. A doença é a segunda maior causa de morte no mundo. Por isso, o objetivo da data é conscientizar a população sobre os cuidados e a luta contra este grande malefício. Apesar de avanços em diversos estudos, o câncer ainda não tem cura definida, mas tem tratamento e modos de prevenção. É preciso ficar atento aos sinais, adotar medidas e hábitos saudáveis e procurar uma avaliação médica periodicamente. Vale lembrar, que quanto mais rápido for o diagnóstico do câncer, mais chances o paciente tem de vencer a doença.

A luta contra o câncer é traçada pela necessidade constante de reconhecer que o câncer, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mata mais de 10 milhões pessoas a cada ano, e que informação e prevenção sobre o câncer podem gerar mobilizações, conscientizando a sociedade para mudanças de comportamentos individuais eficazes contra a doença.

Os fatores de risco mais comuns para o câncer, que são compartilhados com muitas outras doenças não transmissíveis, são:
• Uso do tabaco
• Baixa ingestão de frutas e vegetais
• Uso nocivo de álcool
• Falta de atividade física

Por meio da conscientização e implementação de estratégias baseadas em evidências para prevenção e detecção precoce, o tratamento e cuidados paliativos do câncer podem ser prevenidos e controlados, mostrando que é possível alcançar um futuro com mais saúde.

O cenário, no entanto, é ainda mais alarmante devido à Covid-19. Alguns estudos epidemiológicos realizados com pacientes com câncer e diagnosticados com da doença demonstram que há uma maior taxa de letalidade em pacientes oncológicos quando comparados à população em geral, sendo assim, pacientes com câncer ativo ou com metástases apresentavam maior risco de complicações e de evoluir a óbito, do que a população em geral.

 

Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido