O Sistema Único de Saúde (SUS) completa hoje, 19 de Setembro de 2023, 33 anos, sendo a principal porta para a assistência médica pública no Brasil.
Garantido pela Constituição Federal de 1988, é o único sistema de saúde público do mundo que atende mais de 150 milhões de pessoas, com abrangência universal e acesso democrático.
As ações do SUS ultrapassam os atendimentos médicos, englobando também atividades como o controle de água, as campanhas de vacinação e fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária, fato ainda desconhecido por muitos brasileiros.
Por isso, seu aniversário deve ser celebrado e assegurado por muitos outros anos.
Segundo o ministério da saúde “o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.”
Os principais impactos do SUS na vida dos brasileiros:
- Vacinação – Neste últimos anos com enfrentamento da COVID-19 isso tem sido notório mas a verdade que o Brasil oferece desde de criança até aos idosos imunizantes dentro do seu programa nacional de Imunização que segue como referencia mundial.
- Transplantes e doação de sangue – Praticamente todo financiamento é de responsabilidade do SUS.
- Atendimento em emergências e primárias – A atenção primária realizada pelas clinicas da família e CMS com os cuidados de rotina sendo a porta de entrada do SUS. Os serviços emergenciais realizado em hospitais e as UPAS, aqui no município do RJ.
- Pesquisas – Constantemente surgem novos vírus e para isso o SUS investe em pesquisas em novas vacinas e tratamentos.
- Campanhas – Todo ano segue as campanhas como a de COVID, dengue e até mesmo para os nossos animais domésticos, como exemplo a vacina antirrábica.