Hoje, dia 18 de Maio de 2023, no Auditório da Otics Rio Sepetiba, ocorreu o grupo de saúde mental ministrado pela psicóloga Andrea Carvalho com a presença de 12 participantes, para conversar e receber orientações para uma fase bem sensível na vida, onde pode aproveitar para troca de experiências e ajudar um ao outro.
A ansiedade é causada pelo excesso de preocupação do próprio indivíduo e suas excessivas cobranças, que nesse estado parece que dificilmente passa, ele só pensa que irá acontecer no futuro deixando de viver o hoje. É como se sempre esperasse que algo de negativo fosse acontecer e está sempre preocupado com o “amanhã” e, quando o ele chega, fica preocupado com o “depois”. Esse estado de vigilância e atenção tende a prejudicar não só a saúde mental, mas todo o funcionamento do corpo.
- medos exagerados ou irracionais;
- incapacidade de relaxar;
- falta de controle sobre os pensamentos;
- falta de ar;
- tremores;
- sudorese;
- aumento dos batimentos cardíacos;
- dor no peito;
- sensação contínua que algo de ruim vai acontecer;
- insegurança.
Muitas vezes chamada de uma “profunda tristeza”, a depressão vai muito além dessa definição. É uma doença psíquica relacionada a um transtorno de humor em que a emoção passa a controlar a pessoa, fazendo o desânimo, a fadiga e a tristeza se instalarem no dia a dia do indivíduo. Assim, onde não há mais motivação para hábitos mais comuns, como tomar banho, assistir televisão e ler um livro. A depressão pode ter possíveis causas . O estresse, por exemplo, pode desencadear uma depressão em uma pessoa que já é predisposta. Desequilíbrios metabólicos e/ou hormonais também contribuem para o desenvolvimento do quadro. Mas os mais comuns são os traumas, como o luto, desemprego, doenças, separação e outros. A partir de um desses acontecimentos, o cérebro sofre alterações químicas que estimulam sentimentos negativos e ele precisa de ajuda adequada para voltar ao seu funcionamento normal.
Sintomas da depressão:
- presença constante de pensamentos negativos;
- sentimento de culpa;
- baixa autoestima;
- falta de ânimo;
- fadiga;
- apatia;
- irritabilidade;
- queda de cabelo;
- perda do apetite.
Se hoje você perceber que demonstra um desses sintomas, procure ajuda de um amigo, conversar pode ser um bom remédio e não deixar de ter um acompanhamento profissional de um especialista como um psicólogo, para ajudar e orientar neste momento tão complexo mentalmente.
Cuide da sua mente e protegerá a saúde do seu corpo.
Ricardo Fernandes
Gerente Otics Rio Sepetiba