No dia 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial serve como alerta para a população sobre os perigos causados pela doença. A hipertensão arterial, considerada uma enfermidade silenciosa, que com o passar dos anos, se não tratada, pode causar danos irreparáveis à saúde e bem estar físico, sendo motivo frequente de causas de morte, como o infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.
Formas de prevenção
A hipertensão arterial afeta predominantemente a população adulta e é possível afirmar que o homem tem a idade de suas artérias.
O Ministério da Saúde tem uma cartilha que auxilia na prevenção e controle desse mal silencioso que, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlado. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos. Para prevenir o sistema circulatório dos malefícios da doença é preciso ter uma vida saudável, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, manter bom peso, controlar o stress, excesso de trabalho, ansiedade e preocupações.
Tratamento
As formas de tratamento da hipertensão arterial envolvem, em primeiro lugar, determinar se a hipertensão é primária ou secundária. No caso da primária o ideal é está sempre fazendo exercícios físicos e tomando todos os cuidados citados na prevenção. Quando é secundária, é importante tratar a doença de base que está causando o estado hipertensivo, como corrigir a estenose da artéria renal, excisar o tumor da adrenal e etc.
Programa Academia Carioca na C.F. Waldemar Berardinelli