O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 25 de novembro no Brasil. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde como uma forma de homenagear e conscientizar os doadores de sangue sobre a importância do ato, além de incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras regulares. Esta data foi oficializada em 1964 e escolhida por estar próxima ao início do verão e das festas de fim de ano, períodos em que há um aumento da demanda por sangue devido a acidentes e cirurgias, enquanto os estoques costumam cair por causa da redução no número de doadores.
A sua importância:
1. Salva vidas: Cada doação pode ajudar até quatro pessoas em situações críticas, como cirurgias, acidentes, tratamentos de doenças crônicas e câncer.
2. Conscientização social: A data reforça a necessidade de manter os estoques regulares nos hemocentros, já que o sangue não pode ser fabricado artificialmente.
3. Estímulo à solidariedade: Promove o senso de responsabilidade coletiva e altruísmo na sociedade.
A campanha tem um papel essencial em quebrar mitos e tabus sobre a doação de sangue e criar uma cultura de doação regular, garantindo que as unidades de saúde estejam preparadas para atender quem precisa.
Instagram: OTICS-Rio Sepetiba
Instagram: CAP 5.3
Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Hemorio: https://www.hemorio.rj.gov.br/Html/Doacao_doe.htm
Doar é um ato de amar e salvar!
Ricardo Fernandes
Gerente Otics Rio Sepetiba