No laboratório de informática da Otics Rio Sepetiba, no dia 28 de Maio de 2024, foi realizado um treinamento para médicos e enfermeiros da CF Waldemar Berardinelli, sob a direção da RT Médica da Unidade Tannia Carranza que apresentou o fluxograma do manejo das síndromes respiratórias agudas em crianças.
As infecções respiratórias agudas (IRA) são doenças que acometem qualquer segmento do trato respiratório. Elas impõem um desafio significativo à saúde das crianças, constituindo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em países em desenvolvimento. A maioria das crianças têm de 4 a 6 infecções respiratórias agudas por ano, sobretudo em áreas urbanas, e aproximadamente 2 a 3% das IRA evoluem para infecção do parênquima pulmonar.
Entre as IRAs, a pneumonia adquirida na comunidade (PAC) emerge como uma das condições mais críticas, sendo responsável por 15% de todas as mortes de crianças menores de 5 anos.
Os fatores de risco para desfechos desfavoráveis incluem desnutrição, idade precoce, comorbidades, baixo peso ao nascer, frequentar creche, episódios prévios de sibilos e pneumonia, ausência de aleitamento materno, vacinação incompleta e variáveis socioeconômicas e ambientais.
Os vírus respiratórios podem ocorrer o ano todo, porém são mais frequentes nos meses mais frios e secos.
O objetivo deste treinamento é orientar o manejo clínico adequado e oportuno nas unidades de atenção primária para o enfrentamento das síndromes respiratórias agudas no ano de 2024, reduzindo as dificuldades decorrentes da sazonalidade e os riscos de epidemia. O foco desta nota técnica são as crianças de 0-5 anos que dão entrada para atendimento na APS com quadro de tosse e/ou dificuldade respiratória.
Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
O treinamento constante gera cada vez mais conhecimento e desenvolvimento!
Ricardo Fernandes
Gerente Otics Rio Sepetiba