TREINAMENTO DOS SISTEMAS TB CAP 5.3

No dia 23 de Maio de 2024, ocorreu no laboratório de informática da Otics Rio Sepetiba  a segunda Oficina com o tema manejo dos sistemas da LCTUBERCULOSE sob a direção das enfermeiras Ana Conceição e Simone Pereira, com o objetivo central a  qualificação dos dados da ficha do Sinan. Este treinamento com a  participação dos enfermeiros que são ponto focal das unidades da Atenção Primária na Ap 5.3.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

Sintomas:

  • Tosse por 3 semanas ou mais;
  • Febre vespertina;
  • Sudorese noturna;
  • Emagrecimento.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames.

Transmissão:

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias, o risco de transmissão da doença é bastante reduzido.

A etiqueta da tosse, que consiste em cobrir a boca com o antebraço ou lenço ao tossir, é uma medida importante.

 

Diagnóstico:

O diagnóstico laboratorial da TB é fundamental tanto para a detecção de casos novos quanto para o controle de tratamento.

Para o diagnóstico laboratorial da tuberculose são utilizados os seguintes exames:

  • Teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) ou baciloscopia;
  • Cultura;
  • Teste de Sensibilidade aos fármacos.

Além do diagnóstico laboratorial, a avaliação clínica é de suma importância para o diagnóstico da TB e a realização da radiografia do tórax é indicada como um método complementar para esse diagnóstico.

 

Em caso de sintomas, busque a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido, consulte seu médico e realize exames de diagnóstico para uma avaliação mais precisa.

 

 

O treinamento constante trará o resultado de um desenvolvimento impactante.

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba