ORGULHO SUS 2024

O dia 21 de março celebra-se o Dia do “Orgulho SUS”. Um dia em que os profissionais de saúde e que são de apoio (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, administrativos, auxiliares de controle de endemias, serviços gerais, portaria, voluntários e usuários do Sistema Único de Saúde celebram e assumem compromissos para melhorarem o sistema de saúde pública, com isso a Cap 5.3 realizou algumas ações nas unidades da atenção primária enfatizando a campanha de vacinação e o orgulho SUS.

Segundo o ministério da saúde “o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF-88), a “Saúde é direito de todos e dever do Estado”.

Os principais impactos do SUS na vida dos brasileiros:

Vacinação – Neste últimos anos com enfrentamento da COVID-19 isso tem sido notório mas a verdade que o Brasil oferece desde de criança até aos idosos imunizantes dentro do seu programa nacional de Imunização que segue como referencia mundial.

Transplantes e doação de sangue – Praticamente todo financiamento é de responsabilidade do SUS.

Emergências e primárias – A atenção primária pelas clinicas da família e CMS com os cuidados de rotina sendo a porta de entrada do SUS. Os serviços emergenciais como hospitais e as UPAS, aqui no município do RJ.

Pesquisas- Constantemente surgem novos vírus e para isso o SUS investe em pesquisas em novas vacinas e tratamentos.

Campanhas- Todo ano segue as campanhas como a de COVID, influenza, dengue e até mesmo para os nossos animais domésticos, como exemplo a vacina antirrábica.

Por isso temos orgulho do SUS.

Em casos de sintomas de alguma das doenças citadas busque aqui a unidade mais próximaprefeitura.rio/ondeseratendido

Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina

 

Planejamento constante  para construir um SUS cada vez mais forte e resutante!

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba