No dia 20 de Fevereiro de 2024, foi realizada a ação do dia D de combate à dengue no CIEP Dep. Ulysses Guimarães para falar ao alunos sobre educação em saúde, pela CF Waldemar Berardinelli com apoio da direção do CRAS da ap 5.3, do Projeto Rap da Saúde e da Otics Rio Sepetiba. A ação alcançou 300 alunos.
O principal objetivo de uma forma dinamica foi de orientar aos alunos ao combate a dengue, o inicio desta ação com uma apresentação de todos os profissionais ali presente, uma peça no patio da escola mostrando aos alunos o perigo da dengue no dia a dia, um momento de perguntas e respostas sobre as arboviroses, uma atividade para os alunos identificarem lugares e objetos de possíveis focos para eliminarem esta ameaça, um momento de arte em desenho e se encerrou com a CF Waldemar Berardinelli fazendo a verificação da caderneta de vacinação dos alunos.
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela urbana, ele é menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.
Estratégias para controlar a proliferação do mosquito:
- Certificar que caixa d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;
- Guardar pneus em locais cobertos;
- Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;
- Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida;
- Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;
- Guardar baldes com a boca virada para baixo;
- Manter limpas as piscinas.
Em casos de sintomas busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Saúde e educação uma fórmula prática para a nova geração!
Ricardo Fernandes
Gerente Otics Rio Sepetiba