Neste dia, dia 30 de Janeiro de 2024, a unidade de saúde CF Lenice Maria Monteiro Coelho, juntamente com o Projeto RAP da Saúde da CAP 5.3, realizaram uma ação para falar do Dia Mundial da Não Violência e da Cultura da Paz, no CRIAAD, Lote 14, Santa Cruz.
A cultura da paz é um compromisso de abandonar completamente atitudes violentas de qualquer natureza (física, psicológica, verbal, moral) e assumir a diversidade e a solidariedade como princípios norteadores dos nossos processos de comunicação e das nossas relações de comunidade. A Cultura de Paz pode ser encarada como um princípio não apenas ligado à macropolítica, como também às relações cotidianas entre as pessoas. Desse modo, todos nós temos a responsabilidade de contribuir para sua realização, em cada pequeno gesto ou ação do dia-a-dia.
Os seis pontos defendidos pela Unesco no “Manifesto por uma Cultura de Paz e Não Violência” podem nos indicar alguns caminhos de ação:
- Respeitar a vida;
- Rejeitar a violência;
- Ser generoso;
- Ouvir para compreender;
- Preservar o planeta;
- Redescobrir a solidariedade.
Desenvolver relações saudáveis, é estar constantemente cientes das nossas responsabilidades, entendendo que nossas ações afetam o outro tanto positiva quanto negativamente. Vale sempre cultivar convivências baseadas na empatia e no real interesse, a fim de valorizar a diversidade de experiências, o diálogo e a cooperação.