No dia 14 de Dezembro de 2023, uma reunião bastante significativa foi realizada com todas as categorias presentes do CMS Décio Amaral Filho sob a direção Nilton Junior, responsável de georreferenciamento da Cap 5.3, Nilton Junior e do representante da Otics Rio, Ricardo Fernandes, o assunto central foi a territorialização e os benefícios práticos para unidade que será contemplada com 2 (duas) equipes da saúde da família, fazendo que a capacidade de atendimento seja de maior alcance aos pacientes.
Principais tópicos abordados:
1- O impacto positivo da territorialização realizada no dia 15 de setembro deste ano.
2- O Planejamento de cadastramento de pacientes em áreas que serão cobertas pela unidade local.
3- A escolha de nomes das 2 (duas) novas equipes.
4- Apresentação final do território final quando estiver em atividade com as 2 (duas) equipes.
Essa abordagem contribui para a promoção da equidade, pois permite a identificação de grupos vulneráveis e a oferta de intervenções direcionadas, fortalecendo o elo entre os serviços de saúde e a população. A territorialização não apenas melhora a eficácia das ações, mas também estabelece uma relação mais próxima e colaborativa entre a equipe de saúde e a comunidade, fomentando uma abordagem integral e centrada nas necessidades locais.
Essa colaboração entre OTICS Rio, DVS e CAP 5.3 demonstra o compromisso com a melhoria constante na prestação de serviços de saúde e na identificação das necessidades das comunidades atendidas.
Foi utilizada a ferramenta Google Earth Pro que é uma versão avançada do Google Earth, um programa desenvolvido pela Google que permite aos usuários explorar o mundo através de imagens de satélite e mapas em 3D.
Busque aqui a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Planejar é plantar hoje para colher bons frutos amanhã!
Ricardo Fernandes
Gerente Otics Rio Sepetiba