CAPACITAÇÃO IVISA- ILPI

Hoje, dia 29 de Junho de 2023, no auditório da Otics Rio Sepetiba ocorreu a capacitação da IVISA com foco no tratamento e cuidado ao idoso com um público de 80 pessoas ente eles profissionais de instituições de idosos e proprietários de lares para idosos, ministrada pela Aliria M. França ( auditora fiscal sanitária da IVISA ) de uma forma técnica mas sem perder o lado humano com respeito ao cuidado do idoso. A capacitação foi iniciado com uma dinâmica impactante com um dos participantes demonstrando a dor do idoso que está no abrigo e que passa por situações que devem ser evitadas.

Alguns pontos principais ministrados:

  • ILPI – São instituições governamentais ou não-governamentais, juridicamente constituídas, de caráter residencial, e foram criadas com a finalidade de servir de domicílio coletivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania. Conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) devem prestar atendimento em unidade institucional com característica domiciliar que acolhe idosos com diferentes necessidades e graus de dependência. Deve assegurar a convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como acesso às atividades culturais, educativa, lúdica e de lazer na comunidade.
  • Organização – A Instituição de Longa Permanência para Idosos deve organizar, manter atualizados e com fácil acesso, os documentos necessários à fiscalização, avaliação e controle social.
  • Vacinação – Comprovar, quando solicitada, a vacinação obrigatória dos residentes conforme estipulado pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
  • Ambiente tranquilo, agradável, limpo, com visual caseiro e decoração caprichada;
  • Grupo que partilha das dificuldades, experiências e alegrias da mesma fase, para inclusão social e sentimento de acolhimento;
  • Profissionais especializados, humanizados e interessados;
  • Cuidadores zelosos, bem humorados, eficientes e motivadores;
  • Palco para conversas que agregam e/ou descontraem em espaços externos e área verde;
  • Permissão de visitas diárias para manter o laço fundamental da família.

 

Lembrar sempre que o idoso de hoje foi o jovem do passado, então é uma nova fase que requer carinho, atenção e cuidado.

Ricardo Fernandes

Gerente Otics Rio Sepetiba