Nesta quinta-feira, dia 22 de junho de 2023, foi realizado o grupo “Nutrindo Vidas”, na CMS Cesário de Mello. O grupo contou com os seguintes profissionais: Vanessa Oliveira (nutricionista), Cíntia Gomes (acadêmico de nutrição) e Neia (terapêutica). Foram reunidas 15 pessoas.
A nutrição é um processo biológico que utiliza o alimento como fonte de energia para que o nosso corpo execute as suas funções vitais. Quando comemos, transformamos os alimentos em substâncias chamadas de nutrientes, por meio da digestão. Esses nutrientes são absorvidos e ajudam no crescimento e desenvolvimento do nosso organismo, e estão diretamente interligados com a nossa qualidade de vida.
Quando consumimos os alimentos corretos, o nosso corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter-se em pleno funcionamento, ajudando a prevenir diversas doenças, como a anemia, diabetes e a obesidade. Do contrário, uma alimentação ruim é capaz de ocasionar prejuízos à saúde e proporcionar o surgimento de enfermidades. Vale ressaltar que a nossa saúde mental também é diferentemente afetada pela nutrição.
Em cada fase da vida, o corpo humano possui necessidades nutricionais distintas. As boas práticas que envolvem uma boa alimentação começam desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Até os dois anos, a amamentação pode ser feita de forma complementar, junto a outros alimentos.
Para uma boa nutrição, é necessário uma dieta regrada e equilibrada, que busque fornecer a quantidade e a variedade adequada de nutrientes para o organismo. De forma prática, uma boa alimentação é composta por macro e micronutrientes.
Os macronutrientes são os nutrientes responsáveis por fornecer força para que o nosso corpo se mantenha ativo. Considerados indispensáveis para a alimentação diária, os carboidratos, as gorduras e proteínas são classificados como macronutrientes. O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo e responsável por várias funções metabólicas. Quando ingerido, ele é quebrado em pedaços menores e transformado em açúcares simples, como a glicose.
Os micronutrientes são os nutrientes dos quais o corpo precisa em menor quantidade, mas que ainda assim são indispensáveis para que o nosso organismo desempenhe as suas funções básicas, como a metabolização dos alimentos e a produção de energia, hormônios, enzimas e outras substâncias essenciais. São elementos que compõem os micronutrientes as vitaminas e os sais minerais.