VACINAÇÃO DA VACINA BIVALENTE

Hoje, dia 06 de Março de 2023, no Auditório da Otics Rio Sepetiba está sendo feita a vacinação  da vacina bivalente, assim como em outras clínicas da família e postos de vacinação  no município do Rio de Janeiro para o  grupo da faixa dos 68 anos ou mais  e imunocomprometidos com 12 anos  ou mais.

As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original, descoberto na cidade chinesa de Wuhan, e também contra a Ômicron e suas subvariantes. A variante Ômicron do coronavírus é considerada mais contagiosa e já provocou ondas de infecções em várias partes do mundo. Em dezembro, o nosso páis apresentou crescimento no número de internações em leitos clínicos por causa de subvariantes da Ômicon.

As vacinas são consideradas atualizadas e mais eficazes. Elas reduzem a probabilidade de quadros graves e morte porque protegem contra a Ômicron e variantes.

 

 

Na visão de infectologistas, é que ter doses atualizadas não é motivo para desmerecer as primeiras injeções. Ainda precisamos das chamadas vacinas monovalentes, que carregam informações apenas do primeiro Sars-CoV-2.

Da mesma forma que os imunizantes já disponíveis, a vacina bivalente também pode causar efeitos adversos. Segundo a infectologista, é comum que o local da vacina fique dolorido ou que a pessoa vacinada sinta febre ou dores musculares, por exemplo mas  que não são efeitos preocupantes.

O mais importante é está acompanhando as datas de acordo com sua idade e claro observar sempre o cartão de vacinação para não deixar de tomar nenhuma vacina contra esse inimigo invisível e com o grande empenho do SUS com seus profissionais de saúde iremos vencer.