TREINAMENTO CAP5.3 ARBOVIROSES

Hoje, dia 08 de Fevereiro no Auditório da Otics Rio Sepetiba, ocorreu o treinamento de arboviroses com os profissionais da CAP 5.3 com o objetivo de sensibilizar os profissionais envolvidos diretamente na assistência para: Detecção de casos suspeitos de arboviroses, notificação e investigação epidemiológica dos casos (SINAN); Comunicação a vigilância ambiental; Coleta de amostra para confirmação laboratorial e acompanhamento dos casos para fins de encerramento.

O treinamento foi ministrado pela equipe composta pelos profissionais: Gilvan Araújo, Rosane Cruz (DVS-Cap5.3) e Danielle Murray (SVS).

Tópicos principais ministrados:

As Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Situação atual no território  e mapeamento da Cap. 5.3.

Caso  suspeito de dengue:

  • Pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha presença de Aedes aegypti que  apresente duas ou mais das seguintes manifestações: febre, usualmente entre 2 e 7 dias, náuseas,  vômitos, exantema, mialgias, cefaleia, dor retro orbital, petéquias, prova do laço positiva e leucopenia.

Caso  suspeito de chikungunya:

  • Febre de início súbito e artralgia ou artrite intensa com inicio agudo, não explicado por outras condições, que resida ou tenha viajado para áreas endêmicas ou epidêmicas até 14 dias antes do início dos sintomas, ou que tenha vínculo epidemiológico com um caso importado confirmado.

Caso suspeito de Zika:

  • Pacientes que apresentem exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de um dos seguintes sinais e sintomas: febre; hiperemia conjuntival, conjuntivite não purulenta; artralgia e poliartralgia.

Total de participantes:

60