Neste mês de Dezembro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992.Essa data tem como objetivo a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência. Quando falamos em direito, estamos falando em acesso à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.
A CMS Aloysio Amâncio da Silva e CF Alice de Jesus Rego, no espaço do Programa Academia Carioca, realizaram uma Promoção de atividades físicas inclusivas e enfatizar o dia internacional da pessoa com deficiência sob acompanhamento do profissional de educação física Ricardo Albano e do Fisioterapeuta Joelson.
A prática de exercícios físicos é importante para a saúde de qualquer pessoa, isso já é senso comum. Está comprovado que se exercitar com regularidade gera diversos benefícios para a saúde física e mental da pessoa e, além disso, melhora a qualidade de vida. O que muitos não sabem é que os exercícios físicos podem trazer ainda mais benefícios para pessoas com deficiência. A prática de esporte melhora a condição cardiovascular, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.
Todas essas vantagens contribuem para o melhor conhecimento sobre o corpo e a maior facilidade para realizar atividades diárias. Na realidade, não praticar exercícios pode, inclusive, aumentar os efeitos da limitação motora. Além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência. A prática de exercícios também contribui com o psicológico, aumentando a autoconfiança e autoestima, otimismo e a percepção de capacidade.