Neste dia, 08 de Setembro, se comemora o dia mundial da Fisioterapia. Ela é uma ciência da saúde que se aplica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano. Para desempenhar as atividades o fisioterapeuta precisa entender as estruturas e funções do corpo humano, por isso para atuação na área é necessário formação superior, muitas vezes acompanhada de uma especialização no segmento de atuação.
O grande propósito do tratamento fisioterapêutico é oferecer qualidade de vida às pessoas, por meio da prevenção e reabilitação física. Além do tratamento convencional, a fisioterapia faz parte da valorização da prevenção e promoção da saúde como um todo, servindo como veículo para uma série de cuidados e programas, como parto adequado, criança bem cuidada, envelhecimento saudável e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).
A fisioterapia pode apresentar benefícios preventivos ou curativos. Sendo o tipo de exercício que faz bem para o corpo todo, assim como oferece melhora da autoestima e bem-estar emocional.
Por isso mesmo, sempre que existe a indicação de realizar sessões de fisioterapia, o paciente deve buscar esse tratamento. Que irá recuperar a função de algum membro que foi afetado por problemas.
Principalmente quando se trata de uma fisioterapia curativa, como quando um paciente passa por trauma e precisa da fisioterapia para reaprender e recuperar o local afetado.
Existem vários benefícios associados à prática de fisioterapia, conheça agora alguns desses benefícios!
- Melhora Postura Corporal.
- Melhora na função motora.
- Redução das dores no corpo.
- Melhor Oxigenação.
- Melhora na saúde física e Mental.
A fisioterapia é importante para todas as idades, podendo ser usada para crianças, idosos, auxiliando no processo de gravidez e em todas as fases de vida.