Hoje, dia 5 de agosto se comemora o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
Quem foi Oswaldo da Cruz?
Oswaldo da Cruz foi um importante personagem da história do combate a epidemias que surgiram no Brasil no início do século XX. Ele se formou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892 e publicou, antes de concluir o curso, dois artigos sobre microbiologia.
Sua primeira contribuição significativa de com a saúde pública foi em 1894 no Vale do Paraíba. A região era atingida por uma epidemia de cólera, ele então iniciou uma análise de amostras obtidas na água do local e concluiu que havia presença da bactéria.
Sua luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia na Alemanha. Ele morreu em 1917 com apenas 44 anos.
O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967. As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados a saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada a presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultra processados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.