TREINAMENTO MONKEYPOX

No dia, 05 de julho de 2022, ocorreu no Laboratório de Informática da OTICS-Sepetiba, o treinamento contra a Varíola do Macaco ”MonkeyPox”.

No treinamento tivemos a participação de médicos e enfermeiros da Clínica da Família Waldemar Berardinelli. Seu objetivo principal é orientar os profissionais a como identificar os sintomas, reações, para atestar de forma incisiva.

CONCEITOS BÁSICOS
• Doença zoonótica viral endêmica na África.
• Geralmente autolimitada e de baixa gravidade; dura de 2 a 4 semanas.
• Agente: Monkeypox vírus
• Transmissão: contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano
contendo o vírus, e através de fluidos corporais.
• A transmissão via gotículas respiratórias usualmente requer contato mais próximo, o
que torna profissionais de saúde, membros da família e outros contatos próximos os de
maiores riscos de contaminação.

SINAIS E SINTOMAS
• Febre
• Cefaléia
• Mialgia
• Dores nas costas
• Calafrios
• Exaustão
• Adenomegalia

ATENÇÃO: OS MACACOS NÃO SÃO PORTADORES DO VÍRUS!

GRUPO DE HIPERTENSÃO E DIABETE DA CF JOAO BATISTA CHAGAS

Ontem no dia 05 de Julho, ocorreu na CF Joao Batista Chagas o grupo de Hipertensão e diabete com orientações sobre estas duas doenças que estão interligadas dependendo do paciente, abordados assunto sobre o que é, sintomas ,causas , tratamento e encerrando com uma belíssima e deliciosa salada de frutas.

Hipertensão e diabetes são duas doenças crônicas não transmissíveis que estão frequentemente associadas. Apesar de serem doenças diferentes, elas estão relacionadas e têm traços em comum, especialmente pelo fato de apresentarem causas, fatores de risco, complicações e tratamento bastante semelhantes.

No entanto, isso não quer dizer que um hipertenso é diabético ou vice-versa. Na verdade, a pessoa portadora de diabetes, especialmente o tipo 2, tem maior probabilidade de desenvolver um quadro de hipertensão. Da mesma forma, a hipertensão aumenta as chances de aparecimento de diabetes, bem como alguns medicamentos para hipertensão agravam o diabetes.

Sintomas

O grande problema da hipertensão é que ela é uma condição silenciosa, como uma dor de cabeça, por isso tanta gente não recebe o diagnóstico ou não inicia o tratamento. Os sintomas só aparecem quando ocorre alguma lesão em órgão-alvo como insuficiência cardíaca, derrame, falência renal etc.

Causas

A maioria dos casos de hipertensão não tem uma causa definida, mas pode ser associada a alguns fatores de risco: genética, obesidade, tabagismo, estresse e alcoolismo. Causas orgânicas como distúrbios hormonais ou alterações anatômicas são encontradas em menos de 5% dos casos de hipertensão.

 

Tratamento e medicamentos

Antes de qualquer coisa, é importante mencionar que o tratamento mais adequado às necessidades de cada paciente deverá ser avaliado pelo médico. Portanto, não é aconselhado o uso de nenhum tipo de medicamento sem indicação médica. Afinal, esse profissional tem capacidade de analisar a situação de saúde de cada paciente e dar o diagnóstico apropriado. De maneira geral, os medicamentos recomendados para tratar a hipertensão são aqueles do tipo: hipertensivos, diuréticos e betabloqueadores.

Hipertensão e diabetes são doenças perigosas e, muitas vezes, silenciosas. Portanto, é fundamental estar atento aos sintomas e buscar um tratamento médico o quanto antes. Quando controladas, a pressão alta e a diabetes podem fazer com que a pessoa leve uma vida perfeitamente normal e equilibrada.