DIA NACIONAL DE CONTROLE DA ASMA

No dia 21 de Junho é lembrado como dia nacional de controle de asma, uma das doenças respiratórias que mais leva o óbito devido a forma que ela é ignorada por grande parte da população.

A asma é uma doença inflamatória dos brônquios, também conhecido como vias aéreas, que prejudica a respiração de adultos e crianças. Sua incidência é bastante alta: estima-se que ao menos 300 milhões de pessoas têm asma no mundo todo. Anualmente,  aproximadamente 250 mil pacientes morrem vítimas da doença.

No Brasil, os dados não são menos alarmantes quando se trata da asma. Pelo menos 20 milhões de brasileiros sofrem com a doença e cerca de 2 mil mortes são registradas todos os anos. A asma também é uma causa importante de internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Dados do Ministério da Saúde revelam cerca de 350 mil internações hospitalares por ano, via SUS, por conta de complicações relacionadas à doença.

A asma é caracterizada principalmente por sintomas variáveis de sibilo (som agudo produzido durante a respiração), falta de araperto no peitotosse e por limitação do fluxo de ar. Contudo, tais sintomas podem variar muito, tanto em intensidade quanto em relação ao tempo. Uma vez que estão fortemente relacionados a alguns eventos desencadeantes, como exercíciosexposição a alérgenos (poeira, ácaro, mofo, pólen, fezes de barata, pelos de animais) ou irritantes (tabagismo, fumaças), mudanças de tempo (exposição ao frio) ou infecções respiratórias (viroses, como gripes e resfriados, sinusites), a observação e descrição detalhada dos fatores ambientes tornam-se fundamentais para que o diagnóstico seja dado com maior precisão.

Lembrando que a asma não só apresenta em crianças como acredita grande parte da população, ela pode acometer em menor proporção, indivíduos mais velhos.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que cerca de 80% das demandas de saúde da população sejam resolvidos no atendimento primário, sem que haja necessidade de encaminhamento a outros serviços, como especialistas, emergências e hospitais. Na atenção primária são oferecidos ao público os seguintes serviços de saúde: fazer curativos, fazer inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, tratamento odontológico, receber medicação básica e encaminhamentos aos atendimentos especializados.

Procure uma Clínica da Família mais próxima da sua casa se identificar sintomas como :chiado e aperto no peito, falta de ar, tosse, despertar noturno, excesso de muco ou catarro e encontrar dificuldades para realizar algumas tarefas físicas.

A Asma não tem cura mas se tratada de forma correta, além de evitar internações, trará mais qualidade de vida!!