Hoje dia 15 de Junho é o dia mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa, pensando neste assunto as Clínicas da Família Helande de Mello e Waldemar Berardinelli abordaram este tema com bastante carinho e atenção em seus respectivos locais.
Na CF Helande de Mello junto a Profissional de educação física Marcia Salvaterra, Enfermeira Miriam Vitório e Jaqueline Pereira e as ACS Mônica Antunes e Sabrina Gomes que realizaram a abordagem sobre este assunto na sala da academia carioca e na sala de espera.
Na CF Waldemar Berardinelli dirigida pela profissional Luciana Rattes junto ao projeto Rap da Saúde, realizaram no espaço do Programa da Academia Carioca e na sala de espera.
Assuntos abordados:
- A negligência – Quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
- O abandono– Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
- A violência física– Quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.
- A psicológica ou emocional– Sendo a mais sútil das violências mas que podem ser mortal ao idoso que possui nesta etapa da vida um cuidado devido a sua saúde . Comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
- A violência financeira ou material– É a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Onde procurar orientação ou denunciar:
- Unidades municipais de saúde.
- Delegacias.
- Disque 100 (Direitos Humanos).
- 190: Policia Militar (para situações de risco eminente).