DIA MUNDIAL SEM TABACO

Hoje dia  31 de Maio é o dia mundial sem tabaco, neste dia a CF Waldemar Berardinelli realizou atividades mostrando o impacto relativo ao cigarro e fumo semelhantes.

 

  Orientações sobre as consequências do uso do tabaco com a profissional de educação Física Luciana Rattes e a equipe dos Jovens Do Rap da Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra ministrada pela RT de enfermagem Lívia Farias para os alunos do CIEP Ulyces Guimarães.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabaco causa 8 milhões de mortes todos os anos. Quando foram divulgadas evidências este ano de que os fumantes eram mais propensos a desenvolver doenças graves com COVID-19 em comparação com os não fumantes, isso fez com que milhões de fumantes desejassem parar de fumar. Parar de fumar pode ser um desafio, especialmente com o estresse social e econômico adicionado como resultado da pandemia, mas há muitas razões para desistir.

Os benefícios de parar de fumar são quase imediatos. Após apenas 20 minutos de parar de fumar, sua frequência cardíaca diminui. Dentro de 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal. Dentro de 2-12 semanas, sua circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Dentro de 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5-15 anos, seu risco de acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante. Dentro de 10 anos, sua taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante. Dentro de 15 anos, seu risco de doença cardíaca é o de um não fumante.

“Outro fato importante fumar custa caro ,que vai além da questão financeira pois  no final você pode pagar com a própria vida”.

Ricardo Fernandes

Adm. Otics Rio Sepetiba