DIA MUNDIAL DA SAÚDE

 No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, nessa data tão importante gostaríamos de parabenizar todos os profissionais atuantes na área da saúde. Na C.F Waldemar Berardinellli  temos diversas áreas atuando em prol da saúde e bem estar de seus pacientes. Cada um com a sua vital importância para o andamento de todas a áreas de atuação.

            Porteiros                             Aux. de Serv. Gerais                       Farmacêutico

   Os Agentes de Saúde                    Ag. de Saúde e Téc. de Enf.          Enfermeira(o)s

 

        Técnicos  de Enfermagem                                                            

             Administração                                           Diretora e Gerente              

           Almoxarifes                                  Médica(o)s

                        Odonto

Se pudéssemos colocaríamos todos os mais de 150 profissionais que trabalham nesta unidade, assim como todos os demais que trabalham na Cap 5.3. Estes são alguns dos setores  e profissões que compõe o nosso “corpo” de profissionais de saúde, cada um com a sua irrefutável importância no dia a dia das unidades de saúde do Munícipio do Rio de Janeiro.

Mais uma vez parabéns a todos os profissionais da área da saúde!!!

 

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado no dia 8 de abril, é uma data para promover a conscientização da sociedade sobre a doença. Por causa da característica epidêmica e pelos índices crescentes de mortalidade, a ONU classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo. De modo geral, a incidência e a mortalidade por câncer vêm crescendo no planeta.

A OMS estima que até 2030 o câncer vai ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a 1ª causa de morte por doença no mundo. Uma das razões para o crescimento da incidência é o aumento da expectativa de vida da população, já que o câncer é uma doença da terceira idade.

O Radar do Câncer, feito pela ONG Oncoguia, com estimativas oficiais, aponta que no Brasil, a incidência é de 626 mil casos novos por ano, com 232 mil mortes (INCA). Desde que o Instituto Nacional de Câncer iniciou o monitoramento anual dos casos de câncer, no final da década de 1970, os números não pararam de aumentar.

Se pensarmos em termos estatísticos, podemos afirmar que o câncer é a doença crônica mais curável atualmente. Cerca de 50% dos casos, nos países desenvolvidos, são curados. No Brasil estima-se que este número seja menor, devido ao fato de que os diagnósticos são feitos bem mais tardiamente.

Essa data é para conscientizar, não deixe de se cuidar, vá ao hospital faça seus exames de rotina e exames de prevenção. O câncer tem tratamento e tem cura, se diagnosticado com antecedência.